O Poder Dos Inflluenciadores Digitais

A Internet possui uma influência direta na decisão de compra. Isso é incontestável, pois é nela que as pessoas costumam recorrer para saberem sobre um determinado produto e ficarem por dentro de novas tendências. Nos últimos anos, a Internet vem ganhando mais força ainda, e quem traz esses dados é uma pesquisa realizada pela Capterra, plataforma de busca e comparação de softwares. A pesquisa mostrou que, em 2019, cerca de 56% dos consumidores brasileiros apenas compram um produto depois de ler as avaliações feitas por outras pessoas na Web.



Antigamente, os consumidores eram facilmente influenciados por propagandas de televisão feitas com famosos. Hoje, isso mudou. Pesquisas realizadas em diferentes setores mostram que os consumidores confiam mais nos amigos, na família, nos seguidores do Facebook, Instagram e do Twitter em comparação à publicidade tradicional.

E a maioria das pessoas pede dicas para outros internautas nas Mídias Sociais e confiam mais neles do que na opinião de especialistas e famosos de televisão. Aí que se insere o Influencer Marketing, que está em diferentes plataformas, especialmente no TikTok, YouTube e Instagram. Em todas essas, a participação dos brasileiros é expressiva, fazendo o país ficar atrás apenas dos Estados Unidos, que hoje ocupa o primeiro lugar em número de usuários ativos no Instagram e no YouTube.

Mas como posso investir nessa estratégia de Marketing? Pensando nisso, nossos especialistas na área digital prepararam diversas dicas que vão ajudar você entender melhor como funciona o Marketing de Influência e como conquistar muitos clientes através dele.

O que é Influencer Marketing?

Os influenciadores têm a capacidade de influenciar grandes públicos que são extremamente engajados. Essa estratégia faz parte do Marketing Digital e visa causar um efeito positivo na imagem da marca, sendo uma ponte entre a empresa e o público influenciado através desses criadores de conteúdos.

Conquistar novos leads, fortalecer a marca, manter clientes já existentes e influenciar na decisão de compra de um público específico torna-se muito mais fácil através de uma parceria com um influencer.

Mas é preciso ficar atento! Não basta sair fechando parcerias. É preciso mapear seu público-alvo e encontrar os os “Influencers” certos. Existem duas maneiras de realizar essa parceria, seja através da paid media ou earned media. No Marketing Digital, as marcas podem optar por uma dessas duas maneiras.

Paid Media: Na opção de mídia paga, os influenciadores recebem uma remuneração para fazer a divulgação e comentários sobre determinado produto ou empresa. Mas diferente de você contratar um artista de televisão que apenas vai emprestar sua fama como celebridade, no Influencer Marketing existem algumas coisas diferentes entre a empresa e o influenciador. Quem determina o jeito de apresentar e todo o roteiro é o Influencer, pois ele conhece perfeitamente sua audiência. Isso quer dizer que a relação da marca com ele será publicitária.

Earned Media: Aqui a relação é de parceria, na qual os influenciadores promovem um determinado produto ou marca com a finalidade de ganhar visibilidade, prestígio e conseguir ir a lugares especiais como em eventos e outros benefícios. Mas aqui é preciso também uma contrapartida da marca, como por exemplo, enviar um produto.

Por que investir em Influencer Marketing?

Usar o marketing de influência em sua estratégia digital é transmitir informações que afetam o processo de compra (aprendizado, reconhecimento, consideração e decisão) de um grande número de pessoas por meio de uma voz reconhecida, admirável e confiável para favorecer sua marca.

Investir nessa estratégia tem trazido resultados muito positivos para as empresas, principalmente porque podem segmentar suas ações, escolher os tipos de públicos que desejam atingir e influenciadores cuja influência é semelhante à da marca.

Mas como fazer a escolha certa?

Agora que você já sabe o que é Marketing de Influência, mais conhecido como Influencer Marketing é preciso seguir algumas dicas para seu investimento nesta estratégia ter um ótimo retorno.

01 - Objetivos: Como em qualquer campanha de marketing, o ponto de partida é determinar as metas e o público-alvo da campanha. O ideal é que você peça ajuda a um especialista, pois assim consegue definir os objetivos certeiros para o sucesso da promoção da sua marca ou produto.

02- Escolha dos influenciadores: Essa parte é muito importante, pois uma escolha errada pode prejudicar sua empresa e trazer sérias consequências. Por isso, é necessário realizar uma ampla pesquisa, conversar com possíveis influenciadores e solicitar o alcance de sua audiência. É também preciso levar em consideração o perfil do público, pois não adianta fazer uma parceria com um influencer da área de tecnologia para fazer propaganda de roupas, por exemplo. Os influenciadores geralmente são classificados pelo número de seguidores.

• Mega Influenciador -> Mais de 1 milhão de seguidores

Macro Influenciador -> De 500 mil a 1 milhão de seguidores

Intermediário -> De 50 mil a 500 mil seguidores

Micro Influenciador -> De 10 mil a 50 mil seguidores

Nano Influenciador -> Até 10 mil

Depois de escolher o tamanho do público que você quer alcançar, é preciso avaliar se a pessoa influente é uma pessoa importante no campo da marca para a qual pretende contratá-la. Depois, avalie se o número e a qualidade dos influenciadores são significativos para a marca e não esqueça de avaliar se o conteúdo criado pelo influenciador é relevante para o seu público e se ele realmente interage com as pessoas para ter um impacto positivo.

03- Estilo da Mensagem: Consistente com a etapa 1, é necessário definir a mensagem a ser transmitida. É necessário prestar atenção ao conteúdo que foi apresentado para que o briefing possa ser entregue ao influenciador. Entretanto, não se pode interferir na forma como ele cria a mensagem, conforme descrito acima.

Agora é só criar a sua campanha e aumentar o alcance da sua marca. Porém, não esqueça que, para a estratégia de Marketing ter sucesso, não basta ter um Influencer divulgando seus produtos. É necessário também manter as Redes Sociais atualizadas e possuir uma boa estratégia de marketing de conteúdo.


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